Sobre Nós

Somos um grupo de famílias portuguesas e internacionais, unidos pela visão partilhada da felicidade como o aspecto mais relevante da educação de uma criança.

A Nossa Equipa

Adriano Felix - tutor (professor)

 

Comecei na arte da docência há 11 anos atrás, quando descobri minha paixão pelo ensino. Primeiramente, tive minha graduação em Letras, pois era apaixonado pela arte de escrever, e de lá passei a lecionar Língua Portuguesa para adolescentes, mas depois me formei em Pedagogia, para também lecionar a crianças do 1º Ciclo. Como a docência acontece num espaço formativo que é a escola, nunca parei de estudar, tendo feito uma pós-graduação em Coordenação Pedagógica, que me permitiu também ser Coordenador de Escola e ver a educação pelo outro lado, o da gestão; fiz também outra pós em Artes Cênicas, para construir métodos mais atrativos para ensinar; e fiz o Mestrado em Educação, na área de formação de professores e de novas metodologias de ensino. Atualmente sou Doutorando em

Educação aqui em Portugal, e tenho me proposto a estudar o modelo de comunidades de aprendizagem. Venho da educação brasileira, de escolas enormes, que me despertaram para a urgência de uma educação de qualidade, uma vez que os problemas que enfrentava dentro de nossa realidade, me angustiavam e faziam pensar na construção de uma escola sonhada. Fazer parte da Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras, vem de encontro com o novo modelo de educação que tenho buscado, pesquisado, modelo que se faz comunitário, dialógico e que utiliza-se da diversidade como fonte da riqueza humana. Como pesquisador e professor, tenho pensado juntamente com outros professores, pais e alunos, como transformar uma escola em Comunidade de Aprendizagem, não porque escola não sirva mais, mas porque no trabalho cooperativo podemos buscar por melhorar as práticas, as interações e as aprendizagens, apoiando a formação de todos que a compõe.

Pedro Branco - consultor pedagógico

Nasci em 1965 e desde os 3 anos que quis ser professor do 1º ciclo, tal como o meu avô, António Branco. Pautei, portanto, a minha vida por este objetivo, que concretizei em 1987. Ainda não tinha acabado o meu estágio e já estava contratato pelo Externato As Descobertas, onde lecionei até dezembro desse ano, altura em que decidimos, por divergências pedagógicas, rescindir por mútuo acordo a nossa colaboração. Podia não saber muito bem ainda o que queria, mas sabia seguramente o que não queria. Depois, em janeiro de 1988, ingressei no Jardim Infantil Pestalozzi, onde permaneci até 1992, altura em que fiz uma pausa no ensino direto, ingressando na Constância Editores, como Editor Executivo. Entretanto fiz a licenciatura em Ciências da Educação, área de Animação Sociocultural. Regressei à escola em 1998, para a escola onde estou atualmente – Externato Fernão Mendes Pinto –, onde leciono a Turma Mista desde 2007.

Ingressei no Movimento da Escola Moderna por volta dessa data. Aqui me tenho formado, assumindo com os outros, todos os papéis que um docente deveria assumir: comunicador, pensador, cooperante, criador de parcerias, solitário, solidário...

 

A minha vida completa-se neste estar inquietado mas feliz, numa escola onde me sinto bem e onde tenho voz e ação. A este facto não será indiferente todas outras atividades, que fazem parte do meu respirar, no domínio artístico – música, escrita e teatro.

 

A minha vida completa-se na sua incompletude.

Por isso a sua riqueza.

Pedro Tiago Mendes - professor de educação física

 

Foi com satisfação que soube do nascimento deste projeto no Concelho de Penela, pois andava na busca de conhecer o trabalho pedagógico com metodologias diferentes do estilo tradicional. Tenho 27 anos e desde os vinte que estou frequentemente com contacto com crianças. Sou licenciado nas Ciências do Desporto e especializei-me no Mestrado em Treino de Futebol. Sou certificado e estudante em PNL. Actualmente, mais do que ser gerente, faço-acontecer coisas na minha empresa de animação turística e tenho também um espaço de promoção de exercício físico e de bem-estar. Quero contribuir para um crescimento integral das nossas crianças e jovens.

Vejo a Educação na Escola das Cerejeiras, claramente e também, como um instrumento de auto-conhecimento, de liberdade criativa e de respeito pelas etapas de aprendizagem das crianças.

Os Fundadores

O nosso grupo é constituído por pessoas provenientes de áreas diversas, o que acresce em variedade de aptidões.  Somos artistas, engenheiros, professores e terapeutas de medicina chinesa. Todos estes saberes e sensibilidades se combinam para criar uma forte equipe, dirigida a trabalhar um conjunto de necessidades e considerações que, esperamos, ajudarão a construir um mundo mais feliz.

Cherry tree
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now